Consultório

Rua Soriano de Souza, 115 sala 806 - Consultório 2.

Próximo ao Metrô da Praça Sans Pena (Saída General Roca).

Telefones

(21) 98866-0871

Não trabalho com convênios

  • w-facebook

DESENVOLVIDO POR KOGUMELO

Níveis Neurológicos

September 20, 2013

por Joseph O'Connor



Outro modelo que também é útil ao se pensar em aprendizagem e mudança foi desenvolvido por Robert Dilts com base no trabalho de Gregory Bateson. O modelo denomina-se”níveis neurológicos” e é útil sem ser consistente ou exaustivo (ou mesmo lógico). Tem sido amplamente adotado no pensamento da PNL. Os níveis são como segue:



1. Ambiente: O Onde e o quando

 


O ambiente é o lugar, o momento e as pessoas envolvidas. Você estabelece o limite do que incluir. Pode ter sucesso somente em circunstâncias específicas ou com pessoas em particular - “estar no lugar certo no momento certo”.



2. Comportamento: O O quê


Comportamento é o que fazemos. Em termos de PNL, inclui pensamentos além de ações. Às vezes, comportamento é difícil de mudar por estar estreitamente ligado a outros níveis. Você observa o comportamento do lado de fora.



3. Capacidade: O como

 

 


Capacidade é habilidade – comportamento consistente, automático e habitual. Esse nível inclui tanto estratégias de pensamento quanto habilidades físicas. Capacidade em um nível organizacional se manifesta como processos e procedimentos empresariais. Capacidade somente é visível no comportamento resultante porque reside em você.



4. Crenças: O por quê


Crenças são os princípios que guiam ações – não aquilo em que dizemos acreditar, mas aquilo sobre o qual agimos. Crenças dão significado ao que fazemos. Valores são porque fazemos o que fazemos. São o que é importante para nós – saúde, riqueza, felicidade, amor. Em um nível organizacional, empresas têm crenças de negócios com base nas quais agem e valores que detêm. São parte da cultura das organizações. Crenças e valores direcionam nossas vidas, agindo tanto como permissões quanto como proibições de nossas ações.



5. Identidade: O quem


Identidade é o senso de si mesmo, as crenças e os valores essenciais que definem você e sua missão de vida. Ela é constituída ao longo de toda sua vida e é bastante resiliente. Nós nos expressamos através de nossos comportamentos, habilidades, crenças e valores, mas somos mais do que todos ou do que qualquer um desses. Nos negócios, a identidade organizacional é a cultura empresarial. Ela emerge da interação dos demais níveis.



6. Além da identidade: Conexão


Este é o reino da ética, da religião e da espiritualidade – seu lugar no mundo. Para uma empresa, significa visão e como a empresa se conecta à comunidade e as outras organizações.

Níveis neurológicos não são uma hierarquia. Todos se conectam entre si e todos influenciam uns aos outros.

Níveis neurológicos são úteis para o estabelecimento de objetivos e resultados. Você pode especificar resultados por:

tipo de ambiente que deseja
como deseja agir
habilidades que deseja
atitudes e crenças que deseja adotar
tipo de pessoa que deseja ser



Níveis neurológicos separam o ato da pessoa.



Você não é o seu comportamento.

Please reload

Artigos em Destaque

Você já mediu a saúde de seu relacionamento?

October 2, 2019

1/5
Please reload

Artigos Recentes
Please reload

Tags
Please reload

Siga-me!
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic