Terapia Cognitiva Focada no Esquema
A Terapia do Esquema é uma abordagem completa e integrada dos padrões comportamentais, emocionais, cognitivos e motivacionais dos indivíduos.
Nossa personalidade é um processo que tem sua base na interação do temperamento (base genética) com as aprendizagens do ambiente ao longo do nosso desenvolvimento, sendo as experiências iniciais - infância e adolescência - de extrema importância na forma como nos sentimos e comportamos ao longo da vida.
Jeffrey Young fala de padrões iniciais desadaptativos - esquemas, que a criança desenvolve a partir de como vai percebendo o ambiente ao seu redor. Estes esquemas iniciais são estruturas interpretativas estáveis e duradouras, representando verdades absolutas - crenças, sobre si mesmo, o outro e o mundo. Estas estruturas têm alta carga emocional e tendem a ser ativadas em diversas situações análogas na vida adulta, servindo como um modelo a ser seguido nestas experiências.
Em cada estágio do desenvolvimento (domínios) necessidades específicas precisam ser atendidas, quais sejam:
- Conexão, afeto e validação
- Autonomia e desempenho adequados
- Limites realistas e auto-disciplina suficientes
- Senso de identidade
- Espontaneidade e lazer
Quando estas necessidades não são atendidas, o indivíduo desenvolve formas desadaptativas para lidar consigo mesmo e o ambiente, gerando pensamentos distorcidos e ideias equivocadas, adotando modos de enfrentamento para lidar com a forte carga emocional gerada pelos esquemas.