top of page

Hipnose Ericksoniana e Fibromialgia

Fibromialgia é o termo que atualmente se usa para designar o quadro crônico caracterizado, sobretudo, por dores generalizadas. Os sintomas analisados para a conclusão ou anamnese, envolvem sem-número de manifestações clínicas, geralmente resumidas pelos pacientes através de queixas como indisposição, sono perturbado, dores, fadiga.

Embora hoje seja considerada relacionada ao reumatismo, visto que acomete ligamentos, tendões, músculos, o seu diagnóstico não é dos mais simples. Os clínicos não contam com exames conclusivos que os auxiliem na tarefa. E, mesmo após a anamnese, nem sempre os pacientes com este diagnóstico recebem a devida atenção e tratamento.

Isso se dá devido ao estado emocional da pessoa ser fator predominante no desencadeamento da fibromialgia. É importante que o foco não se restrinja ao aspecto físico e que a pessoa seja acompanhada por uma equipe multidisciplinar que conte com profissional de psicologia

Quando há suspeita de dores associadas a questões psíquicas, faz-se necessário proceder com muita sensibilidade. Dores crônicas raramente constituem quadro isolado. Há desencadeadores psíquicos ainda não muito bem reconhecidos e doenças psicossomáticas ainda são consideradas uma espécie de tabu.

Por outro lado, a qualidade de vida do paciente, sua contribuição à convivência social, a queda brusca do seu desempenho profissional, entre outras consequências negativas decorrentes do quadro, bastam para que os aspectos psicoemocionais sejam abordados com o maior zelo. O equilíbrio do ser humano deve ser visto sob três prismas: mente, corpo e espírito. Tais aspectos não são unidades separadas, mas sim sistêmicas.

O avanço das pesquisas quanto ao tratamento da fibromialgia, sobretudo durante as últimas duas décadas, apresenta leque variado de possibilidades concretas de terapias, e a hipnose ericksoniana é considerada um excelente aliado do paciente e do clínico, pois pode curar ou aliviar a dor.

Hipnose pode ser definida, mas não resumida, como a terapia que visa conduzir o paciente a um estado significativo e particular de amplitude da consciência. Através da hipnose torna-se possível auxiliar o paciente a experimentar diferentes sensações, emoções, imagens. É um processo que ensina a pessoa a relaxar, a respirar e aliviar a tensão.

Algumas pessoas reagem ao estresse com um forte retesamento dos músculos. O sistema nervoso libera substâncias mensageiras que levam ao corpo a sensação de dor. Técnicas de relaxamento muscular progressivo oferecem alívio por meio do tensionamento e relaxamento alternados dos músculos. A hipnose ericksoniana possibilita acessar mecanismos latentes que não estão no nível consciente, e sinalizam quais padrões de pensamento e crenças precisam ser modificados.

Considerando as provas científicas sobre a atuação direta de nossas emoções sobre o sistema imunológico, e lembrando que a maneira como nos comunicamos conosco mesmos, bem como pensamos de um modo geral, influenciam nossos sentimentos, chegamos à conclusão de que, mudando crenças, pensamentos negativos, e a maneira como sentimos, conseguiremos influenciar também na saúde do nosso corpo.

É muito importante compreender que dor não aparece à toa. Todo sintoma é uma tentativa de solução do sistema corpo-mente-espírito. E cada sintoma tem uma linguagem específica. Dor é igual a sofrimento. Então, precisamos saber, qual é a dor que esta pessoa está vivendo? O que a dor a impede de fazer? O que a dor a está obrigando fazer? Estas e outras perguntas nos dão pistas de como esse fabuloso sistema trabalha para resolver o problema.

Um profissional com volumosa bagagem clínica será fundamental, tanto para um diagnóstico preciso, quanto para o sucesso do tratamento, para que a pessoa perceba, principalmente, que ela pode influenciar sua própria vida e liberar as travas que a estão impedindo de seguir em frente.

bottom of page