top of page

Coaching de Relacionamento para Casais

Normalmente um casal só pensa em pedir ajuda profissional quando está passando por uma fase difícil. Nesses casos, as pessoas pensam primeiramente em terapia de casal. Mas e se houvesse uma outra opção? Dependendo do seu caso, o Coaching de Relacionamento para Casais pode ser uma boa pedida.

A vida de um casal não é fácil, principalmente para aqueles que moram juntos. Ser um casal significa dividir uma vida e tudo o que ela traz consigo: divertimentos, obrigações, responsabilidades, conflitos, etc. Um casal pode ter um problema diretamente de relacionamento, como por exemplo a falta de intimidade emocional e física. As dificuldades também podem ser de outra natureza, mas acabam igualmente afetando o relacionamento. Por exemplo, um casal pode ser gênio no gerenciamento de finanças, mas não consegue organizar sua vida pessoal e de casal.

Quanto tempo passar junto apenas para curtir o romance? Como ter um tempo apenas para si? Todos nós podemos ter este tipo de questão. E o casal pode precisar de ajuda não apenas em situações negativas. Talvez ele possa topar um novo desafio, mas não saber como lidar com ele. Imagine um casal que concorda em ir morar em outro país por conta de uma oportunidade melhor de emprego. Ambos podem estar muito empolgados com a ideia e acharem que é o melhor para a família. Mas como conciliar a ansiedade, medo do desconhecido, a preocupação com quem fica, e ainda assim focar na carreira e na preparação para a viagem? Mesmo em cenários positivos o estresse pode estar presente e trazer dificuldades para o relacionamento.

Portanto, seja o cenário positivo ou negativo, uma ajuda pode ser muito bem vinda para estes casais que não sabem por onde começar a organizar suas vidas, superarem os problemas, alcançarem objetivos e aprenderem estratégias de como lidar com situações desafiadoras.

Mas o que é o Coaching de Relacionamento para Casais? Em que tipo de problemas ele pode ajudar?

O Coaching é um processo orientado para objetivos específicos estabelecidos pelo casal na primeira sessão. Por exemplo, se a idéia é melhorar a comunicação, imagine uma pista de corrida onde a comunicação eficaz é o troféu que está na chegada. Para chegar lá, o casal precisará de um treinador (no caso, o Coach) que ajudará o casal a vencer os obstáculos e a utilizar melhor seus pontos positivos.

Como vimos antes, o coaching pode agir tanto em problemas diretamente relacionados ao relacionamento, quanto aos problemas periféricos, mas que por fim afetam o relacionamento. Alguns problemas de relacionamento são:

• Intimidade;

• Interdependência;

• Segurança;

• Equilíbrio entre carreira, diversão, filhos etc.;

• Apoio emocional;

• Conflitos e fases específicas da vida;

Entre outros.

Qual é o trabalho do Coach?

Basicamente, o Coach vai ajudar o seu relacionamento a ser tudo o que ele pode ser, não só na resolução de problemas, mas também:

• Na conscientização dos pontos fortes e fracos do casal;

• No estabelecimento de objetivos claros e realistas;

• No desenvolvimento de estratégias para o alcance e manutenção dos objetivos;

• Na identificação de questões sobre as quais o casal evita falar.

Por que Coaching e não a Terapia?

Embora a terapia para casais seja uma opção válida, nem todo desentendimento de casal necessita de terapia. A terapia lida com traumas, buscando entender o problema com base no passado para alcançar a cicatrização das feridas emocionais. Nem sempre é o caso do desentendimento ser algo tão grave e profundo que necessite de terapia. O Coaching busca otimizar o relacionamento focando sempre no resultado futuro. Há um objetivo claro e as sessões e exercícios são feitos com vistas a alcançar este objetivo.

O Coaching é um processo mais curto do que uma terapia, tendo em média 10 sessões, mas que pode ser de 4 a 12. Ele é um processo de alto impacto, por ser bastante objetivo e focado nos resultados no presente e no futuro. O Coaching não veio para substituir a terapia tradicional, entretanto é uma opção que, dependendo do caso, pode ser mais eficaz do que a terapia, trazendo os resultados de forma mais rápida.

bottom of page