Consultório

Rua Soriano de Souza, 115 sala 806 - Consultório 2.

Próximo ao Metrô da Praça Sans Pena (Saída General Roca).

Telefones

(21) 98866-0871

Não trabalho com convênios

  • w-facebook

DESENVOLVIDO POR KOGUMELO

Pensamentos disfuncionais: você sofre disso?

October 1, 2019

 

 

Pensamentos disfuncionais são formas de pensar distorcidas da realidade, padronizadas e generalizadas pelos eventos da vida, e que geram sofrimento para si próprio e/ou para os outros com quem se convive. Frequentemente, dependendo do grau e intensidade, se tomados como verdades absolutas, estes pensamentos geram muito sofrimento, e não raramente estão ligados a quadros de depressão e ansiedade.

 

Veja alguns tipos de pensamentos disfuncionais e se você está se baseando neles:

 

CATASTROFIZAÇÃO: A pessoa imagina o futuro negativamente sem considerar outros resultados possíveis. Exemplos: “É provável que eu perca meu emprego e nunca mais consiga outro, ficarei sem dinheiro e sem ter o que fazer" e “Meu namorado não atende o celular, deve estar com outra, eu sabia, não se pode confiar em ninguém.” ⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
PENSAMENTO DO TIPO E SE...?:  A pessoa se faz uma série de perguntas, nunca se dá por satisfeita com as respostas e sofre antecipadamente por elas, sendo também um tipo de catastrofização: “E se eu estiver sozinha e alguma coisa acontecer? E se eu ficar ansiosa e não conseguir mais respirar? Quem vai me socorrer? Posso ter um ataque cardíaco e morrer."
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
ORIENTAÇÃO PARA O REMORSO: A pessoa fica presa à ideia de que poderia ter feito melhor no passado e se culpa, em vez de pensar no que pode fazer agora. Exemplos: “Eu poderia ter feito uma faculdade, mas agora já é tarde", “Eu não deveria ter dito isso a ele” e "Se eu tivesse ido com ele o acidente não teria acontecido."
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Observe a qualidade dos seus pensamentos, e lembre-se que terapia pode te ajudar a modificá-los.

 

#riodejaneiro #psicóloga #psicoterapia #terapia #término #separação #fimderelacionamento #divórcio #ansiedade #depressão #codependencia #TerapiaCognitivaComportamental

 

Please reload

Artigos em Destaque

Você já mediu a saúde de seu relacionamento?

October 2, 2019

1/5
Please reload

Artigos Recentes
Please reload

Tags
Please reload

Siga-me!
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic